Skip to main content
Uncategorized

Os Objetivos do Jejum

By Março 16, 2022No Comments

O jejum tem muitos objetivos nobres. O Ramadan é um período de disciplina e treinamento, e muitas das lições e benefícios aprendidos durante o Ramadan devem ser retidos e implementados nos outros onze meses do ano também.

 

Alguns destes benefícios são:

  1.       A obtenção da Consciência e Piedade de Allah

O jejum constrói a piedade. Uma pessoa que jejua se abstém de comida, bebida e relações íntimas para agradar a Deus. Eles poderiam se esconder, comer e beber, mas não o fazem, pois estão cientes de que Deus está sempre observando tudo e todos. Allah diz no Alcorão:

“Ó vós que credes! É vos prescrito o jejum * como foi prescrito aos que foram antes de vós, para serdes piedosos” [2.183]

*      O jejum foi uma prática religiosa conhecida de todas as civilizações antigas e considerado mais como uma forma de contrição e expiação, além do culto espiritual para a purificação da alma. Do ângulo islâmico, o jejum é a abstenção total dos alimentos e da união sexual, durante o período que vai a alvorada ao por do sol, e, todos os muçulmanos devem jejuar trinta dias por ano, em data específica, ou seja, no Ramadã, o nono mês do calendário lunar, em que foi iniciada a revelação do Alcorão, e também chamado de “mês da misericórdia, da benevolência e do jejum”. O jejum, para ser perfeito, requer abstenção, inclusive, de maledicência, de palavras tolas, de mentira e ódio.

 

     2.      Glorificar Allah

O Ramadã é um mês de adoração. Os muçulmanos não só jejuam, mas o jejum deve motivá-los a adorar a Deus de outras maneiras. Em particular, glorificamos a Deus por nos ter guiado à Sua adoração. Deus diz sobre o jejum,

“Ramadan é o mês em que foi revelado o Alcorão, como orientação para a humanidade… Então, quem de vós presenciar esse mês, que nele jejue; e quem estiver enfermo ou em viagem, que jejue o mesmo número de outros dias. Allah vos deseja a facilidade, e não vos deseja a dificuldade” [2:185]

 

    3.        Agradecer a Deus

O jejum nos permite apreciar as muitas bênçãos de Deus sobre nós. Muitas vezes nós tomamos coisas como comida e água como garantidas, embora estejamos plenamente conscientes de que há muitos no mundo que nem sempre desfrutam dessas mesmas bênçãos – poderíamos facilmente estar na situação deles. Também agradecemos a Deus por Suas bênçãos de fé e orientação, e por conhecer o Alcorão e o Mensageiro Muhammad. Deus diz sobre o jejum,

“e… magnifiques a Allah, porque vos guiou, e para serdes agradecidos” [2:185]

 

4.    Desenvolvimento Espiritual


O Ramadã nos permite melhorar o nosso lado espiritual e o nosso caráter. Assim como treinamos nossos corpos e nos abstemos de comer e beber durante as horas de jejum, também devemos treinar para abster de pecados e de magoar os outros. Com o aumento da fé e da piedade, deve haver um aumento no bom caráter e na moral. Os muçulmanos devem sempre evitar perder a calma ou prejudicar os outros, especialmente durante o jejum.

 

Subscribe
Notify of
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments