Skip to main content

Perguntas Frequentes sobre o Ramadan

Quando é o mês do Ramadan este ano?

O Ramadan é o 9º mês do calendário islâmico.

Em 2022, o Ramadan começará na noite do dia 1 de Abril, e o jejum começará no dia 2 de Abril.

O que é o Ramadan?

Foi durante o mês do Ramadan que a Revelação do Alcorão começou. É o mês em que os muçulmanos devem jejuar. O jejum é um dos cinco pilares do Islã.

Por que é que o Ramadan é especial?

Jejuar no mês do Ramadan tem muitas virtudes e recompensas. O Mensageiro Muhammad nos disse que jejuar este mês de Ramadan de forma sincera e correta traz o perdão de Allah para todos os pecados. O Ramadan é o mês da misericórdia e de grande recompensa.

Qual é a duração do mês de Ramadan?

O Ramadan nunca é no mesmo mês todos os anos, mas avança doze dias cada. O Ramadan dura vinte e nove ou trinta dias.

Por que é que os muçulmanos jejuam?

Nós muçulmanos jejuamos porque Deus nos ordenou. O jejum tem vários objetivos, que podem ser encontrados no nosso blog “Os Objetivos do Jejum”.

Quanto tempo os muçulmanos jejuam por dia?

Os muçulmanos jejuam desde o amanhecer (da hora da oração do Fajr) até o pôr do sol (a hora da oração do Maghrib) todos os dias do Ramadan.

O que devo evitar durante o jejum?

Como um ato de devoção para agradar a Deus, os muçulmanos voluntariamente se abstêm de comer, beber e ter relações conjugais durante as horas de jejum.

Qualquer coisa que leve à excitação sexual também deve ser evitada.

Além disso, jejuar é evitar de qualquer coisa que desagrade a Deus. Por isso, os muçulmanos devem se esforçar mais para manter o bom caráter e a conduta durante todo o Ramadan. Mentir, trapacear, ficar com raiva, etc., tudo vai contra o espírito do jejum.

Posso comer antes do amanhecer?

Sim, é recomendável comer antes do amanhecer. Esta refeição é chamada de “Suhur” em árabe. Você deve garantir que está bem hidratado, para que possa suportar o jejum.

Quem deve jejuar?

Todo muçulmano acima da puberdade deve jejuar. No entanto, certas pessoas podem deixar de jejuar se tiverem uma razão válida.

Quais são as isenções válidas ao jejum?

Existem isenções temporárias e permanentes.

As mulheres não devem jejuar durante a menstruação ou durante o sangramento pós-parto.

As seguintes categorias também não precisam jejuar:

  • Qualquer um muito fraco para jejuar
  • O doente
  • Os viajantes
  • Mulheres grávidas e lactantes

Por todos os acima, eles compõem os dias de jejum perdidos após o Ramadan, quando a causa da isenção não existir mais. Por exemplo, se alguém estiver viajando por três dias durante o Ramadan e não jejuar, deve compensar o jejum desses dias após o mês do Ramadan.

Qualquer pessoa permanentemente incapaz de jejuar, como alguém muito velho ou com uma doença debilitante, ao invés ele deve alimentar uma pessoa pobre por cada dia do Ramadan em que, em condições normais, deveria estar a jejuar.

Quando e como quebrar o jejum?

O jejum termina ao pôr do sol. Assim que o sol se põe, podes comer e beber. É preferível quebrar o jejum com tâmaras e água, pois essa era a tradição do Mensageiro Muhammad.

Posso continuar a trabalhar e fazer outras atividades regulares?

Sim, podes continuar normalmente com a sua vida diária. No entanto, deves evitar qualquer coisa que possa enfraquecê-lo e exigir que quebres o jejum prematuramente. Também deves abster-se de qualquer coisa que contradiga os objetivos do jejum.