O Alcorão consiste em 114 capítulos e mais de 6.000 passagens. Os estudiosos do Islã sempre olharam para a primeira revelação para ver como a mensagem do Islã começou. Sabemos que a primeira revelação ocorreu no mês do Ramadã, conforme mencionado por Deus no Alcorão. Quando Muhammad se aproximava dos 40 anos de idade, ele costumava ir para a montanha de Hira por noites sucessivas. Ele iria para uma caverna no pico desta montanha para adorar a Deus e mostrar devoção. Ele não aprovava as práticas malignas de seu povo e o paganismo generalizado e esta prática de retiro tornou-se atraente para ele.
Uma noite, enquanto ele estava na caverna, o arcanjo Gabriel apareceu para ele. Ele ordenou que ele lesse. Muhammad como um homem iletrado respondeu que não sabia o que ler. Gabriel o apertou e depois o soltou, repetindo o comando para ler. Muhammad deu a mesma resposta. Gabriel o apertou e soltou e então ordenou que ele lesse as primeiras palavras de Deus.
Estas palavras são as cinco primeiras passagens do capítulo 96 do Alcorão: “Lê, em nome de teu Senhor, que criou: Que criou o ser humano de uma aderência. Lê, e teu Senhor é O mais Generoso, Que ensinou a escrever com o cálamo, Ensinou ao ser humano o que ele não sabia.”
Esses versos contêm a base e a essência da mensagem do Islã. Eles anunciaram a comissão de Muhammad como Mensageiro de Deus. Muhammad entendeu deles que algo incrível estava sendo revelado a ele. Essas cinco frases falam sobre a importância de fazer tudo apenas com o nome de Deus, buscando Sua ajuda, bênçãos e proteção, e de acordo com Seus mandamentos e ensinamentos. As palavras divinas enfatizam a importância de aprender, ler, escrever e obter conhecimento adequado de Deus, pois são a base para conhecer e entender os mandamentos de Deus.
As passagens mostram que somente o Único Deus Verdadeiro é digno de toda adoração e devoção. Isso ocorre porque somente Deus é o Criador e Mestre do universo. Ele criou a humanidade e descreve o desenvolvimento humano nas diferentes fases da vida. Este é apenas um dos muitos sinais de Deus. Assim, as pessoas devem se voltar para Deus em adoração e gratidão por Suas bênçãos. Em troca, Deus lhes mostrará generosidade, bondade, misericórdia e bondade abundante.